Blog do UOL Viagem

Redes sociais chegam à sala de embarque

UOL Viagem

O mundo das redes sociais chega às viagens de avião com o lançamento do serviço online Meet & Seat, da empresa aérea KLM. Com o programa, os passageiros podem fazer o link entre seus dados de reserva de passagem e seu perfil no Facebook ou LinkedIn. Assim, é possível saber quem mais estará presente no voo.

A ideia do projeto é não apenas descobrir se conhecidos estarão com você no avião, mas também reconhecer interesses em comum com outros passageiros – principalmente se for seu companheiro de poltrona -, ou mesmo encontrar pessoas com quem se possa dividir um táxi até o centro da cidade, por exemplo. Se você não for dado a interações, não tema. Os passageiros só podem visualizar as informações de outros viajantes se optarem por usar o Meet & Seat. Também é possível selecionar as informações pessoais de seu perfil que podem ser compartilhadas com os demais clientes da companhia aérea.

Por enquanto, o Meet & Seat está disponível apenas na ferramenta “Gerenciar minhas reservas'' no site KLM.com.br para voos intercontinentais (de início nos voos de Amsterdã para São Paulo, Nova York e San Francisco).

Para quem acabou conhecendo alguém muito especial em um voo, mas não teve oportunidade (ou coragem) de pedir por uma forma de contato, a opção é entrar no www.WeMetOnAPlane.com. Se a outra pessoa também estiver procurando por você, a chance de encontro é grande. Informando o número do voo ou a rota e a data, o sistema de buscas do site traz as histórias cadastradas por passageiros. Caso a sua não esteja lá, basta cadastrá-la, dividi-la nas redes sociais e torcer para que o outro lado se manifeste.

Pode soar quase impossível reencontrar alguém com tão poucas informações, mas deu certo com o australiano Will Scully-Power, criador do site. Seu primeiro contato com sua atual namorada aconteceu em um voo de Kuala Lumpur para Sydney, mas diferentemente dos usuários de seu projeto, ele pegou o nome da garota.